N.Sª. DO MONTE SERRAT, PADROEIRA DA CIDADE E PROTETORA DO SANTOS F.C.

A cidade de Santos homenageia sua Padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat no dia 8 de setembro.

Várias são as histórias que se contam da santa milagrosa. Foi D. Francisco de Souza, governador geral do Brasil quem, em 1602, ordenou construir a Capela do Monte Serrat e doou a imagem de Nossa Senhora à Ordem de São Bento, que passou a administrar o santuário.

O primeiro e grande milagre a ela atribuído teria acontecido durante a invasão do pirata holandês Joris Van Spilbergen à costa santista, em fevereiro de 1615. Para fugir dos corsários, que incendiaram vários pontos da Vila de Santos, boa parte da população, especialmente mulheres e crianças, refugiou-se no Monte Serrat.

Desesperados, os habitantes rezaram à Virgem do Monte, para que os protegesse. Pouco tempo depois, o caminho por onde avançavam os piratas desmoronou, soterrando a maioria, enquanto os restantes voltaram apressadamente para os navios, a fim de deixar a barra.

Desde então, Nossa Senhora do Monte Serrat foi considerada a salvadora da cidade. Em 1954, por deliberação da Câmara Municipal, foi declarada oficialmente “Padroeira da Cidade” e a 8 de setembro de 1955, coroada como tal.

A Santa é também protetora dos navegantes e a ela se atribui outro grande milagre: livrou o barco nacional Araguary de naufrágio certo, em 1926. Quando os tripulantes já não conseguiam controlar a situação, resolveram ajoelhar-se em um dos conveses, rezar e evocar a Virgem, prometendo celebração de missa em ação de graças se o vapor conseguisse aportar em Santos. No instante seguinte a tempestade cessou e o mar entrou em calmaria.

Por essas e por outras, o Monte Serrat é um dos principais pontos de afluência de romeiros em todo o Brasil e centro de uma das grandes festas religiosas da Igreja Católica. A tradição se renova a cada ano: no dia 5 de setembro, a imagem de Nossa Senhora deixa sua capela e segue, em procissão, para a Catedral, onde é rezado um tríduo. No dia 8 de setembro, consagrado a ela, há missa solene, pela manhã, e à tarde, a imagem volta ao Monte Serrat. Antes de subir o morro, o cortejo para em frente da Prefeitura, e o chefe do Executivo renova a consagração de Santos à Senhora do Monte. Feriado, a cidade reza e festeja ao mesmo tempo.

Bandeira alusiva ao Santos Futebol Clube hasteada no Monte Serrat em sinal de agradecimento pelas conquistas do clube.

Vista à partir do Monte Serrat do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), templo sagrado do futebol protegido por Nossa Senhora do Monte Serrat.

Em sua ermida, no Monte Serrat, a imagem de Nossa Senhora fica no altar-mor, num nicho. A capela, bem simples, não comporta mais de 200 pessoas e ostenta, na parede lateral, um crucifixo de madeira: representa o Senhor do Bonfim, que é conduzido em procissão uma vez por ano, no domingo seguinte à festa da padroeira. Ao lado, uma sala repleta de ex-votos comprova a devoção dos fiéis. Tem de tudo um pouco: fotografias, penas e braços mecânicos, vestidos de noiva e cadernos escolares.

Não há dúvida: quem chega a Santos logo tem sua atenção despertada pela capela branca, que do alto do Monte Serrat domina toda Santos. Durante o dia, é vista de vários pontos: à noite, uma estrela marca o seu lugar no cume da elevação.

Homenagem do site Bloglorioso a Nossa Senhora do Monte Serrat

Referências:

Prefeitura de Santos

skyscrapercity

Novo Milênio

Este post é uma singela homenagem do Blog DNA SANTÁSTICO à Nossa Senhora do Monte Serrat.

Por ora, é só!

Anúncios

6 Respostas para “N.Sª. DO MONTE SERRAT, PADROEIRA DA CIDADE E PROTETORA DO SANTOS F.C.

  1. Obrigado!
    Edmar Junior

    Curtir

  2. luzia atadani de lima

    estarei passando por email a resposta para voce um abraço luzai

    Curtir

  3. Olá Luzia, tudo bem?
    Eu gostaria de ter uma imagem pequena da N.Sª do Monte Serrat, essa de 10 cm seria ideal, é possível despachar via Correios?
    Por ora, agradeço pelo contato!
    Edmar Junior

    Curtir

  4. luzia atadani de lima

    bom dia edmar eu tenho as imagems de nossa senhora do monte serrat tenho quatro tamanho de 40 cmt, 30 cmt, 25 cmt, e de 10, cmt voce vai me achar na cidade de salto sp vizinha da cidade de itu trabalho numa imagem que tem 30 metro de altura tem uma loginha la meu email e l.atadani@ig.com.br qual quer coisa entre em contato comigo obrigado luzia

    Curtir

  5. Olá Maria de Lourdes, parece até transmissão de pensamento, ainda hoje eu estava procurando uma imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat numa parada na estrada durante retorno de uma viagem que fiz ao interior de São Paulo, infelizmente assim como foi no dia em que estive no Monte Serrat acabei não encontrando a tão desejada imagem, continuarei a procurar, se achar informo aqui.

    Obrigado pela visita ao blog.

    Edmar Junior

    Curtir

  6. Maria de Lourdes Spinasse

    Quero comprar uma imagem de N.S. do Montsserrat, como devo fazer.

    Curtir

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s