HÁ 82 ANOS, NASCIA O LENDÁRIO PONTA ESQUERDA TITE

No dia 04 de junho de 1930, nascia em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Augusto Vieira de Oliveira, mais conhecido pelos santistas como Tite. Titoso, como era carinhosamente chamado pelos amigos, chegou no Santos em 1951, sendo um dos primeiros daquele importante time que quebrou o jejum de títulos Paulistas em 1955.

Tite

O habilidoso ponta esquerda jogou no Santos de 1951 a 1957 e de 1960 a 1963, atuando em 475 partidas (8º que mais atuou) e anotando 151 tentos (10º na lista de artilheiros). Conquistou o bicampeonato Mundial Interclubes (fez parte do elenco de 1962 e 1963), o bicampeonato da Libertadores da América (1962 e 1963), o bicampeonato Brasileiro 1961 e 1962, cinco Paulistas – 1955, 1956 (eleito o melhor em campo na grande final contra o São Paulo), 1960, 1961 e 1962 – e o Torneio Rio-São Paulo de 1963 (veja a ficha técnica do eterno ídolo).

Atuando no Santos FC, Tite foi convocado três vezes para o selecionado brasileiro, onde anotou o gol da vitória de 2 a 1 em cima da seleção de Portugal no dia 11 de junho de 1957.

Além da fama de insinuante em campo, Tite também era um artista fora dele. Era o responsável pela animação nas concentrações, com seus famosos dotes vocais e seu violão.

Apoio ao então menino Pelé

Quando o jovem Pelé perdeu o pênalti que custou o título santista juvenil de 56, foi muito vaiado pela torcida, e se abateu. E foi o já consagrado Tite, ainda na saída de campo, que o consolou: “Todo mundo, inclusive os maiores jogadores da história, também perdem pênaltis. Levante a cabeça, daqui para frente você terá ainda muitos outros pênaltis para bater. E mais umas 1000 chances de marcar”.

Herança na Vila

Eles são de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. A semelhança física é incrível. O lado de atuar no campo também é o mesmo, mas não é a toa que o canhoto Tite se assemelha tanto com o canhoto lateral Léo. O antigo ídolo era tio avô do atual ídolo. E foi uma feliz coincidência, já que ambos ainda não se conheciam, apesar do parentesco.

Fonte: matéria originalmente publicada no site oficial do Santos Futebol Clube por Wesley Miranda.

—– // —–

Tive a honra de conhecer o lendário Tite no dia 06/02/2004, ele foi muito cordial comigo, conversamos um pouco e acompanhado de seu violão ele até tocou e cantou algumas músicas, depois tiramos uma foto juntos.

Tite e Edmar Junior

Tite faleceu em Santos no dia 26 de Agosto de 2004 e deixou saudade!

Edmar Junior

Visite e CURTA a FAN PAGE do Blog DNA Santástico no Facebook!!!

Anúncios

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s