TIME DOS SONHOS, O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS!

Dos infindáveis times da história, nenhum outro foi tão harmonioso, irresistível e vencedor como este. Em três anos conquistaram nove títulos seguidos, bateram todas as grandes equipes da época (e fizeram outras correrem).

Esse Santos era formado por jogadores que, além de craques – e talvez aí esteja o grande segredo -, eram seres humanos acima da média quando se tratava de integridade, solidariedade e coragem. Daí os resultados extraordinários que esse grupo alcançou.

Gilmar, Lima, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe foram o melhor time que pisou em um campo de futebol. Não era invencível, posto que era formado por seres humanos, falíveis, muitas vezes machucados ou extremamente fadigados (nas excursões internacionais o Santos várias vezes desobedeceu à ordem do Conselho Nacional de Desportos de não jogar a intervalo menores do que 48 horas). Mas nos grandes momentos, quando tinha tempo para se preparar e podia contar com todos os seus titulares, esses homens dificilmente eram batidos. Mais do que isso: transformavam o futebol em obra de arte, escrevendo no gramado desenhos sinuosos de rara beleza e obrigando os jornalistas esportivos a se tornarem poetas para descrever o estilo requintado com que levavam a bola até as redes adversárias. (Time dos Sonhos: história completa do Santos F.C. / Odir Cunha. – São Paulo: Códex, 2003.)

Não tive a honra de ver ao vivo o melhor time de todos os tempos em ação, toda minha admiração e tudo que sei sobre eles foi através das minhas pesquisas em livros, revistas, conversas com amigos e em alguns vídeos, mas devo levantar as mãos para o céu e agradecer pela felicidade de ter conhecido pessoalmente a maioria destes ídolos do time dos sonhos.

Com alguns deles estive apenas uma vez, com outros várias vezes, em todas as ocasiões de alguma forma fiz questão de reverencia-los, ora com um simples cumprimento demonstrando respeito, ora com um forte e sincero abraço, ora dirigindo-lhes algumas palavras, ora com homenagens formais, enfim, é sempre um momento de grande alegria quando tenho a honra de encontrar com estes eternos ídolos.

Gilmar e Edmar Junior

Lima e Edmar Junior

Dalmo e Edmar Junior

Zito e Edmar Junior

Dorval e Edmar Junior

Mengálvio e Edmar Junior

Coutinho e Edmar Junior

Pelé e Edmar Junior

Pepe e Edmar Junior

Não tive a honra de conhecer pessoalmente  Mauro e seu grande companheiro de zaga Calvet, ambos infelizmente já faleceram, porém, aproveito que hoje é o Dia de Finados para in memoriam respeitosamente dedicar este singelo post para estes dois ídolos que ajudaram a construir a gloriosa história do Santos Futebol Clube.

Mauro e Calvet

Mauro Ramos de Oliveira, um dos melhores zagueiros da história do futebol brasileiro, faleceu no dia 18 de setembro de 2002, em Poços Caldas, sua cidade natal.

Raul Donazar Calvet, quarto-zagueiro, faleceu em 29 de março de 2008, em  Porto Alegre.

Eu gostaria muito de também ter conhecido Mauro e Calvet, infelizmente não foi possível, mas graças a tecnologia dos dias de hoje consegui ter uma foto ao lado deles junto com todos os outros ídolos do Time dos Sonhos:

Time dos Sonhos e Edmar Junior

Agradeço ao Time dos Sonhos por tudo que fizeram e ainda fazem pelo Santos Futebol Clube, muito obrigado Gilmar, Lima, Mauro, Calvet, Dalmo, Zito, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. #EternosÍdolos

Por ora, é só! Deixe seu comentário e até o próximo post!

Edmar Junior

Visite e CURTA a FAN PAGE do Blog DNA Santástico no Facebook!!!

Anúncios

4 Respostas para “TIME DOS SONHOS, O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS!

  1. Santos Sempre Santos…”Com o Santos onde e com ele etiver”

    Curtir

  2. ROBERTO DIAS ALVARES

    Santos, uma linda sinfonia, com seu nome componho. Com Pelé & Cia. Formaste o time dos sonhos. Gilmar, Mauro, Dalmo e Calvet na defesa. Lima, Mengálvio e Zito. Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe era certeza, de gols e um futebol bonito.

    Curtir

  3. Muito obrigado amigo Célio Pegoraro por essas palavras! Os eternos ídolos do Time dos Sonhos merecem toda nossa reverência! Um forte abraço!

    Curtir

  4. Parabéns Edmar! Pelo pouco tempo que te conheço, deu para ver que você é um torcedor determinado. Vai atras dos seus objetivos e os tem alcançado com muito sucesso. Ótima postagem e achei “10” as fotos suas com os ídolos eternos do nosso Santos FC. Abração

    Curtir

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s