O New York Cosmos, time de futebol, onde o Rei Pelé jogou antes de se aposentar, vai ganhar um longa-metragem. Segundo o Indiewire, Caroline Rowland, que assinou o filme oficial da Olimpíada de Londres, negocia para dirigir o longa, provisoriamente intitulado Twice in a Lifetime.
O título faz referência ao documentário de 2006 Once in a Lifetime (“só uma vez na vida”), que acompanha o breve período de glória do time de futebol nos anos 1970 e 1980 – quando teve astros como Pelé em campo – até 1985, quando o desinteresse do público forçou o fim da NASL, a então liga de futebol dos EUA.
Ainda não há mais detalhes, mas obviamente Pelé terá importância central no filme. Foi graças à chegada do jogador brasileiro em 1975, por um salário recorde de US$1,4 milhão por ano, que o Cosmos impulsionou a liga. Depois da contratação de Pelé (que ficou até a aposentadoria em 1977), o time atraiu nomes como o brasileiro Carlos Alberto Torres, o italiano Giorgio Chinaglia e o alemão Franz Beckenbauer. Entre 1971 e 1985, tempo em que existiu originalmente, o Cosmos ganhou a liga outdoor (em estádios abertos) sete vezes.

Em 1977, na sua despedida do futebol, Pelé atuou uma parte do jogo pelo Santos e outra parte pelo Cosmos.
É muito provável que o filme seja lançado ainda em 2013 para aproveitar o retorno do Cosmos aos gramados (daí o nome Twice in a Lifetime, “duas vezes na vida”, da versão ficcional). A reencarnação do time de New York, anunciada em 2010 e que tem Pelé como presidente honorário, competirá a North American Soccer League no ano que vem.
Além do filme sobre o Cosmos, uma cinebiografia do Rei do Futebol também será produzida em Hollywood pela produtora Imagine Entertainment. Os irmãos Jeff e Michael Zimbalist escreverão o roteiro e devem dirigir o filme, ainda sem título.
“Vai ser uma história de amadurecimento que pegará a infância de Pelé, até o momento em que ele ganha a Copa do Mundo da Suécia, aos 17 anos”, disse à Variety a presidente de produção da Imagine, Kim Roth. O filme foi levado à Imagine pelo presidente do New York Cosmos, Paul Kemsley, que detém os direitos de adaptação ao cinema da história do jogador.
A ideia é que o longa seja falado em inglês com alguns trechos em português. As filmagens acontecem em 2013 no Brasil e o lançamento é prometido para antes da Copa de 2014.
Por ora, é só! Deixe seu comentário e até o próximo post!
Edmar Junior
Follow @edmar_junior
Excelente seu post. Parabéns!
CurtirCurtir
Será um flimaço !
CurtirCurtir
Roberto, o Santos cogitou realizar um amistoso internacional como parte das celebrações do centenário, o provável adversário seria o Benfica, mas os clubes tiveram recentes problemas de relacionamento, neste caso uma boa alternativa seria o Cosmos, pois tem uma certa ligação com o Santos devido ao Pelé e outros dos nossos craques que lá passaram, ao mesmo tempo em que celebraria o centenário também agregaria valor para marca Santos, uma vez que o evento certamente teria repercussão aqui, nos USA e em outras partes do mundo.
Edmar Junior
CurtirCurtir
Edmar, seria interessante se a diretoria do Santos aproveitasse esse retorno do Cosmos e marcasse um jogo amistoso, com a presença de Pelé, Carlos Alberto que jogaram pelos dois clubes. Seria uma maneira do Santos aproveitar este embalo e segmentar a marca Santos nos Estados Unidos.
CurtirCurtir