DIA EM MEMÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO

Em 2010, integrantes do grupo Memória Futebol, José Renato Sátiro Santiago, John Mills (biógrafo de Charles Miller) e Marcelo Unti (amigo e torcedor do Santos Futebol Clube) uniram-se para tentar viabilizar a adoção de um dia em homenagem a Memória do Futebol.

Durante o trabalho para alcançar tal intento conheceram Sandro Kuschnir, que os apoiou na busca de alternativas que pudessem auxiliar o grupo.

Conseguiram levar uma proposta em prol da Memória do Futebol ao vereador Floriano Pesaro, que investiu todos os seus esforços por esta causa.

No início de 2012 o grupo foi informado sobre a promulgação da LEI 15.522, que institui o Dia em Memória ao Futebol Brasileiro a ser comemorado no dia 24 de novembro (data de aniversário de Charles Miller, o pai do futebol no Brasil).

Charles William Miller, nasceu em 24 de Novembro de 1874, no Brás, um bairro de São Paulo, foi um dos grandes responsáveis pela introdução do futebol no Brasil, quando trouxe da Inglaterra, onde tinha ido estudar, bolas e um livro de regras sobre a prática do esporte. Charles era atacante e foi artilheiro da primeira competição oficial disputada no Brasil, o Campeonato Paulista de 1902, além de ter sido tricampeão paulista, jogando pelo São Paulo Athletic nos anos de 1902, 1903 e 1904.

A comemoração deste dia visa perpetuar os marcos históricos do futebol brasileiro:

– Antiga Várzea do Carmo, área entre as ruas do Gasômetro e Santa Rosa, local do primeiro jogo sob regras;

– Rua Três Rios, área do Colégio Santa Inês, local do primeiro campo exclusivo para a prática do futebol;

– Rua Visconde de Ouro Preto, onde se localiza o Clube Atlético São Paulo – SPAC, o primeiro clube de São Paulo, cuja equipe foi a primeira campeã de uma competição oficial no Brasil;

– Área em torno da Praça Roosevelt, local do primeiro estádio de futebol, o antigo Velódromo, entre as ruas Nestor Pestana e Consolação;

– Museu do Futebol, localizado na Praça Charles Miller, que é o primeiro museu público exclusivo em prol da memória do futebol brasileiro

Pois bem, hoje é dia 24 de novembro, aniversário de Charles Miller e agora também Dia em Memória ao Futebol Brasileiro. Um dia de celebração para todos que são apaixonados por este maravilhoso esporte!

evento

Com objetivo de comemorar a instituição do dia 24 de novembro, como o dia em homenagem a Memória do Futebol Brasileiro, conforme definido pela Lei Municipal 15.522/2011, acontecerá um evento no dia 8 de dezembro, um sábado, a partir das 9:30, no Teatro Eva Herz, situado dentro da Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Neste dia será entregue o troféu “Marcos do Futebol” para 11 personalidades que contribuem e/ou contribuíram com a memória deste fascinante esporte e cuja lista está sendo fechada mas que conta com um representante de cada instituição ligado aos 5 marcos do futebol – Várzea do Carmo, Chácara Dulles (hoje Colégio Santa Inês), Paulistano (proprietário do Velódromo), SPAC (primeiro campeão) e Museu do Futebol. Também serão homenageados personalidades ligadas à memória do futebol como Osmar Santos, Celso Unzelte, Oberdan Cattani, Prof. José Teixeira e Floriano Pesaro dentre outros.

Aproveitando a oportunidade será anunciada a criação do Instituto Brasileiro de História e Memória do Esporte com o objetivo principal de difundir, preservar e divulgar a história e a memória de todos os esportes e produzir conteúdo nessa área.

O evento está sendo organizado pelo Grupo Memória Futebol e a entrada é franca.

OBS: Todas as iniciativas desenvolvidas pelo Grupo Memória Futebol não possui quaisquer objetivos econômicos e lucrativos. Todos os recursos e gastos investidos no evento, desde a contratação de funcionários responsáveis pela infraestrutura técnica do teatro até a confecção dos troféus que serão entregues e/ou qualquer outro gasto de qualquer natureza serão bancados exclusivamente pelo grupo, sem dispêndio de recurso público ou de outra organização. Em função disto, o grupo agradece a Livraria Cultura por ceder o espaço para o evento.

saiba mais…

Assista o programa Sala de Visita sobre o Dia em Memória do Futebol Brasileiro, apresentado pelo Vereador Floriano Pesaro e que teve como convidados José Renato Sátiro Santiago e John Mills:

Confira abaixo o texto original referente ao PROJETO DE LEI Nº 474/11 de autoria do VEREADOR FLORIANO PESARO – PSDB, publicado na Secretaria Geral Parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo, em 12 de janeiro de 2012:

Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, com a finalidade de incluir no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo o Dia em Memória ao Futebol Brasileiro, a ser comemorado no dia 24 de novembro, e dá outras providências.

José Police Neto, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, faz saber que a Câmara Municipal de São Paulo, de acordo com o § 7º do artigo 42 da Lei Orgânica do Município de São Paulo, promulga a seguinte lei:

Art. 1º Fica acrescido inciso ao art. 7º da Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, com a seguinte redação:

“- 24 de novembro: o Dia em Memória ao Futebol Brasileiro, a ser comemorado no dia do nascimento de Charles Miller, que introduziu o esporte sob regras no Brasil, e cuja celebração visa perpetuar os marcos históricos do futebol brasileiro formados pela antiga Várzea do Carmo, área entre as ruas do Gasômetro e Santa Rosa, local do primeiro jogo sob regras, Rua Três Rios, área do Colégio Santa Inês, local do primeiro campo exclusivo para a prática do futebol, Rua Visconde de Ouro Preto, onde se localiza o Clube Atlético São Paulo – SPAC, o primeiro clube de São Paulo, cuja equipe foi a primeira campeã de uma competição oficial no Brasil, área em torno da Praça Roosevelt, local do primeiro estádio de futebol, o antigo Velódromo, entre as ruas Nestor Pestana e Consolação, e o Museu do Futebol, localizado na Praça Charles Miller, que é o primeiro museu público exclusivo em prol da memória do futebol brasileiro, mediante comunicação ao Poder Executivo, quando couber.”

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Câmara Municipal de São Paulo, 12 de janeiro de 2012.

JOSÉ POLICE NETO, Presidente

—– // —–

Por ora, é só! Deixe seu comentário e até o próximo post!

Edmar Junior

Visite e CURTA a FAN PAGE do Blog DNA Santástico no Facebook!!!

Anúncios

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s