FUTEBOL DE PAPEL – A PAIXÃO PELO FUTEBOL EM RELÍQUIAS DE PAPEL

O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Estádio do Pacaembu – dará voz às memórias do futebol guardadas em papel.  A partir do dia 30 de novembro, às 10h, figurinhas, postais, cartazes, selos, embalagens, documentos, carteirinhas de clubes e álbuns serão expostos em cenografia de caixas de papelão, fazendo alusão às nossas caixinhas de guardar coisas. A oitava exposição temporária do Museu do Futebol terá como tema “Futebol de Papel”.

Logo Exposicao Futebol de Papel - Blog DNA Santastico

“Vamos promover uma grande homenagem às coleções e aos colecionadores de impressos, responsáveis por preservar relíquias, histórias dos clubes, atletas e campeonatos”, afirma Luiz Laurent Bloch, diretor executivo do Museu do Futebol. “Somos um museu que fala de futebol, mas também de história, de paixão, de tecnologia e de arte. Buscamos explorar temas relacionados ao esporte de um ponto de vista diferente, transformando conteúdos do universo da bola em experiências sensoriais, inovando na expografia e apresentando, a cada mostra temporária, uma obra de um artista convidado”, completa.

Futebol de Papel - Blog DNA Santastico

Cartões Postais fazem parte da exposição

O objetivo da exposição, em cartaz até abril de 2014, é mostrar ao público histórias do futebol brasileiro contadas a partir de objetos de 12 colecionadores, 5 clubes  (Portuguesa, São Paulo, Botafogo – RJ e os clubes de várzea Associação Atlética Açucena e Santa Marina Atlético Clube), além de documentos da Biblioteca Nacional e do Instituto Von Martius.

São mais de 200 itens originais, dispostos em vitrines. Além desses originais, há outras coleções que foram digitalizadas e serão apresentadas em um totem multimídia. Verdadeiras relíquias que recontam curiosidades e “causos” de atletas, clubes, campeonatos regionais, seleção brasileira e Copas do Mundo. E mais: cerca de 80 álbuns, mais de 100 figurinhas e 40 ingressos de Campeonatos Mundiais e partidas históricas. Por exemplo, ingressos das Copas do Mundo, de 1930 até 2010, e o ingresso da cerimônia de inauguração do Estádio do Pacaembu, de 1940.

Figurinhas de Craques Históricos

Figurinhas de craques históricos, entre eles algumas feras da Vila Belmiro

O visitante também poderá conferir uma homenagem a João Batista dos Santos, que por mais de 20 anos foi o responsável pela confecção do “Nosso Jornal”, um manuscrito semanal, cuja primeira edição nasceu em 1962 e versava contos sobre os times e campeonatos amadores do bairro de Perdizes, em São Paulo. O acervo foi doado pelo próprio João Batista e o Museu realizou um trabalho de recuperação dos documentos, por meio de higienização e digitalização.

“A ideia desta mostra é antiga. A segunda exposição temporária do Museu, “Mania de Colecionar”, realizada em 2009, trouxe coleções de camisas, flâmulas e botões. Já nesta época, a equipe do Museu conheceu colecionadores de inúmeros itens feitos em papel. Desde então, e, pela riqueza desse material, aguardamos a oportunidade de realizar uma exposição como essa”, conta Daniela Alfonsi, coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Exposições do Museu do Futebol.

Ingressos de todas as edições da Copa do Mundo

Ingressos de todas as edições da Copa do Mundo

Pais e filhos também se divertirão com jogos e brincadeiras: há um espaço para o “jogo do bafo”, realizado com figurinhas, mesas de pebolim e o game “Futpixel”, no qual o visitante constrói o seu próprio mosaico animado, como um videogame.

A exposição também trará uma obra inédita do artista Marcelo Jácome, composta por uma instalação de 15 metros de comprimento, feita por 500 pipas. A intervenção de Jácome ocupará o avesso das arquibancadas do estádio, no hall de entrada do Museu. “Pipa tem tudo a ver com futebol, é só olhar para os campinhos aos finais de semana e encontrar meninos e meninas jogando bola e empinando seus papagaios de papel”, diz Daniela Alfonsi.

A pesquisa sobre esses acervos foi aprofundada a partir da implantação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), inaugurado em outubro de 2013, espaço composto por uma biblioteca/videoteca exclusiva com o tema futebol, além de uma plataforma online que pode ser acessada de qualquer lugar.

De 2011 a 2013, durante a concepção do CRFB,  os pesquisadores também tinham como missão descobrir as relíquias feitas em papel, já visando uma exposição temporária. A mostra foi planejada em 2012 e sua concepção e execução teve início em julho de 2013. Foram mais de quatro meses, entre pesquisa, digitalização, tratamento de acervos, desenvolvimento dos projetos cenográficos, de vídeo e trilha sonora.

Caixinhas de Fósforo

Caixinhas de fósforo

No dia da inauguração da mostra Futebol de Papel, das 13h às 17h, os visitantes também visitarão gratuitamente na área externa, o 11° Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol, com o tema “3ª Camisa e impressos”. O evento proporciona a todos maior conhecimento entre os times, além de troca de camisas e de outros materiais feitos de papel.

Serviço

Exposição Futebol de Papel
Endereço: Museu do Futebol
Local: Praça Charles Miller, s/n
Quando: 30 de novembro (sábado)
Horário de abertura da exposição: 10h (até as 12h, a entrada no Museu será gratuita)

Curadoria: equipe de conteúdo do Museu do Futebol
Concepção curatorial: Leonel Kaz
Cenografia e direção de arte: Jair de Souza Design
Apoio: EPSON e Gráfica Studio 4

Colecionadores:
 Moacir Andrade Peres,  Giacomo Albanese, Marcos Túlio Nastrini, Cláudio Pinto Gonçalves, Antonio Munhoz, Antonio Fiaschi, Leonardo Romano, Família Corrêa,  Marco Antonio Lopes da Silva, Walter Salton e Marcelo Monteiro.

Times: Botafogo de Futebol e Regatas, São Paulo Futebol Clube, Associação Portuguesa de Desportos, Santa Marina AC e Associação Atlética Açucena.

Horário de Funcionamento do Museu: 9h às 18h (bilheteria até às 17h)
Entrada: R$6, sendo que estudantes, professores e idosos pagam meia-entrada

*Pessoas com deficiência não pagam entrada
*Todas as quintas a entrada é gratuita
*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul. Cada folha vale por três horas, e pode ser adquirida a preço oficial na bilheteria do Museu.

Tel.: (11) 3664-3848

Por ora, é só! Deixe seu comentário (você pode inclusive usar seu perfil do Facebook para isto) e até o próximo post!

Edmar Junior - Blog DNA Santastico

Edmar Junior

Torcedor do Santos FC por hereditariedade.
– Sócio do Santos FC desde 08/2006.
Diretor Social na Associação Movimento Resgate Santista.
Membro da Confraria do Futebol Paulista/Por um Futebol Melhor
– Membro do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol)
Colecionador de livros sobre o Santos FC e seus ídolos.
Campeão do Quiz do Torcedor no Navio do Centenário.
Mantenedor do Blog DNA Santástico.
Mantenedor do Blog Miscelânea Santista.

 

Visite e CURTA a FAN PAGE do Blog DNA Santástico no Facebook!!!

Uma trilha sonora SANTÁSTICA para nação santista curtir enquanto navega:

SoundCloudSFC - Blog DNA Santastico

Clique na imagem e divirta-se!

Anúncios

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s