Nenhum atleta no mundo tem uma coleção de troféus, medalhas e objetos históricos tão rica como a de Pelé. Guardado a sete chaves pelo ex-jogador em uma de suas casas no litoral paulista, o acervo pessoal do atleta do século XX deverá ser exibido no futuro museu dedicado do Rei, em Santos (a abertura é esperada para 2014). Quem não quiser esperar a inauguração do templo dedicado às façanhas do maior jogador de todos os tempos pode conhecer as peças mais raras e importantes no livro As Joias do Rei Pelé (Realejo Livros, 184 págs, R$ 179,90), do jornalista e escritor paulistano Celso de Campos Jr. Autor de bem-sucedidas biografias de Adoniran Barbosa e do ex-goleiro Marcos, ele conversou com o Rei sobre algumas das peças mais marcantes da coleção – como o radinho de pilha do pai de Pelé, uma bola de meia usada nas primeiras peladas de rua e o passaporte tirado às pressas para que ele pudesse viajar à Suécia para disputar a Copa de 1958.
A obra, que chegou às livrarias no fim de 2013, une os depoimentos de Pelé sobre o acervo a belíssimas imagens dos objetos descritos por ele. “De todos os livros que eu tenho, e são vários os que já foram escritos sobre o Pelé, este, mostrando algumas das peças que eu tive oportunidade de ganhar, talvez seja o mais especial, pelo resgate histórico de coisas que talvez as pessoas não tenham conhecimento, mas que são muito importantes em minha vida”, diz Pelé. “São peças como a caixa de engraxate com que eu ganhei meu primeiro dinheirinho em Bauru, uma moeda de 400 réis, ela para mim tem tanto valor quanto a taça Jules Rimet. Ou a minha massagista elétrica, que ajudou muito na minha parte física, num tempo em que a tecnologia tão era tão avançada assim”, conta o ex-jogador, emocionado com as memórias que seus tesouros despertam. “Fiquei muito feliz com a ideia desse livro, e também com a edição, que ficou maravilhosa. É mais uma joia que recebo. Nem sei se mereço tanto”, completa o mais humilde dos reis.
Abaixo alguns dos objetos do acervo pessoal de Pelé que estão reunidos no livro ‘As Joias do Rei Pelé’ de Celso de Campos Jr:
Por ora, é só! Deixe seu comentário (você pode inclusive usar seu perfil do Facebook para isto) e até o próximo post!

Edmar Junior
– Torcedor do Santos FC por hereditariedade.
– Sócio do Santos FC desde 08/2006.
– Diretor Social na Associação Movimento Resgate Santista.
– Membro da Confraria do Futebol Paulista/Por um Futebol Melhor
– Membro do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol)
– Colecionador de livros sobre o Santos FC e seus ídolos.
– Campeão do Quiz do Torcedor no Navio do Centenário.
– Mantenedor do Blog DNA Santástico.
– Mantenedor do Blog Miscelânea Santista.
Uma trilha sonora SANTÁSTICA para nação santista curtir enquanto navega:
Caro Edimar, apesar de ter um blog sobre o Rei, sou torcedor do Fluminense.
O que quero fazer é mostrar a todos que, apesar dos “novos melhores que Pelé” que aparecem a cada década(tipo Cruyffs, Zidanes, Messis, Maradonas ou outro qualquer), será difícil superar os números do Rei em quase todos os aspectos, e quando falo em números, não são apenas os 1281 gols nem as 3 copas.Se voce ler o 1º post do blog no link abaixo
http://pelethebest.blogspot.pt/2011/05/pele-o-melhor-de-sempre.html
voce vai entender os tais números( provavelmente voce já deve saber de cor e salteado).É como um rapaz de 16 anos assinar contrato com o Barcelona hoje em dia e 6 meses depois, ser titular indiscutível.Veja bem que para um garoto de 16 anos já é difícil ser titular no sub-16, quanto mais num time que é base da seleção, como foi o caso do Santos em 1958.
E apesar daquela má vontade dos invejosos dentro e fora do Brasil, que só botam defeito no Rei, muita gente não faz a menor idéia da moral, da fama e do prestígio que o Rei tem ainda hoje por esse mundo afora, que é exatamente igual a qualquer ator de Hollywood ou qualquer cantor de rock, às vezes até mais.
O blog também foi criado pra isso, pra mostrar às pessoas que reis, rainhas, papas, estrelas de cinema e celebridades e os famosos de todos os tempos sabiam e sabem quem é Pelé.
Infelizmente, os invejosos de plantão estão em todos os lugares, preferindo botar defeito do que exaltar um dos 100 homens mais conhecidos da história da humanidade, dito pelo Guiness, o livro dos recordes.
Vou colocar o seu site na minha lista de blogs.
CurtirCurtir